...

PeerMentoring.UÉ

Capacitar para o sucesso entre estudantes

Instituir uma mentoria de grupo entrepares, tendo em vista estimular a diversificação da participação no ensino superior e contribuir para o sucesso académico de estudantes oriundos de categorias sub-representadas no ensino superior e em situação de risco ou vulnerabilidade.

Promover o desenvolvimento de competências pessoais de estudo e aprendizagem em estudantes facilitadoras do seu processo de aprendizagem e, em consequência, o seu sucesso académico;

Dotar os estudantes de ferramentas conceptuais e procedimentais (empoderamento) que os permita gerir de uma forma mais eficaz o processo de aprendizagem e o seu sucesso académico (aprendizagem autorregulada);

Validar um programa de intervenção de suporte à aprendizagem dos estudantes como ferramenta de prevenção do insucesso académico com especial foco nas UC que registam maiores taxas de insucesso (UC+).

> A6.1 Diagnóstico com: a) Identificação das boas práticas (mentoria/tutoria por pares e mentoria/tutoria docentes) relatórios da qualidade pedagógica e programas de tutoria e outros; b) Aplicação de questionários de caracterização dos problemas/necessidades dos estudantes: questionário de experiência no curso CEQ (25); escala do bem-estar psicológico EMMBEP (25); escala de saúde mental geral QSM (5)
> A6.2 Desenvolvimento de referenciais de formação: Construção e validação do programa de desenvolvimento de competências de aprendizagem para o 1º ano
> A6.3 Implementação: Capacitação dos estudantes do 3º ano (mentores) para tarefas de mentoria com alunos do 1º ano
> A6.4 Tarefas de mentoria (peer mentoring)

Anabela Pereira

Elisa Chaleta

Fátima Leal