...

REF:AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Desenvolvimento de um referencial de formação promotor de inovação pedagógica relativamente à avaliação das aprendizagens

Elaborar um referencial de formação promotor de inovação pedagógica ao nível da avaliação para as aprendizagens com foco nas estratégias de avaliação formativa e reguladora, as quais são reconhecidas com potencial para promover o sucesso das aprendizagens dos alunos.

Estimular a reflexão crítica sobre o papel dos diferentes tipos de avaliação das aprendizagens dos estudantes (sumativa, formativa, autorreguladora) que integram as práticas pedagógicas;

Sensibilizar para a importância da avaliação das aprendizagens como componente chave na adoção de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem;

Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre estratégias e instrumentos de avaliação promotores da aprendizagem.

> A3.1 Elaboração do referencial de formação pela equipa

> A3.2 Apresentação do referencial à comunidade académica e convite à adoção de estratégias de avaliação com foco nas aprendizagens

António Borralho

Isabel Fialho

Marília Cid