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FOCO UC+

Criação de comunidade de prática em torno da implementação em sala de aula de estratégias de avaliação para as aprendizagens

Elaborar um referencial de formação promotor de inovação pedagógica ao nível da avaliação para as aprendizagens com foco nas estratégias de avaliação formativa e reguladora, as quais são reconhecidas com potencial para promover o sucesso das aprendizagens dos alunos.

Adotar o referencial de formação promotor de inovação pedagógica ao nível da avaliação para as aprendizagens em contexto de sala de aula para melhorar o sucesso em UC previamente identificadas com taxas de insucesso elevadas no diagnóstico (UC+);

Melhorar os processos de ensino, avaliação e aprendizagem em sala de aula com um maior envolvimento de estudantes nesses processos e recurso a trabalho colaborativo entre docentes;

Estimular a inovação nas práticas de ensino, avaliação e aprendizagens, tendo em vista a promoção do sucesso académico através da identificação de boas práticas e contribuição com feedback para a melhoria contínua do referencial a ser adotado em anos subsequentes.

> A4.1 Seleção de um elenco reduzido e representativo da diversidade de UC de entre as que foram identificadas na fase de diagnóstico (A1) como tendo registado elevadas taxas de insucesso (UC+)

> A4.2 Criação de grupos de trabalho colaborativo de docentes

> A4.3 Organização de sessões para implementação em sala de aula de estratégias de avaliação, com foco na avaliação formativa e na utilização sistemática de feedback, análise, discussão e reflexão sobre as ações desenvolvidas

> O que é avaliar numa perspetiva formativa?
> A avaliação pode ser útil na melhoria do ensino e das aprendizagens dos estudantes?
> Avalia-se para aprender?
> Qual o papel do erro dos alunos no ensino e na aprendizagem?
> Como fazer avaliação formativa com grandes grupos?
> A avaliação formativa pode servir para classificar?
> A avaliação sumativa implica sempre a classificação?
> O feedback é sempre útil?

António Borralho

Isabel Fialho

Marília Cid