FOCO UC+
Criação de comunidade de prática em torno da implementação em sala de aula de estratégias de avaliação para as aprendizagens
Adotar o referencial de formação promotor de inovação pedagógica ao nível da avaliação para as aprendizagens em contexto de sala de aula para melhorar o sucesso em UC previamente identificadas com taxas de insucesso elevadas no diagnóstico (UC+);
Melhorar os processos de ensino, avaliação e aprendizagem em sala de aula com um maior envolvimento de estudantes nesses processos e recurso a trabalho colaborativo entre docentes;
Estimular a inovação nas práticas de ensino, avaliação e aprendizagens, tendo em vista a promoção do sucesso académico através da identificação de boas práticas e contribuição com feedback para a melhoria contínua do referencial a ser adotado em anos subsequentes.
> A4.1 Seleção de um elenco reduzido e representativo da diversidade de UC de entre as que foram identificadas na fase de diagnóstico (A1) como tendo registado elevadas taxas de insucesso (UC+)
> A4.2 Criação de grupos de trabalho colaborativo de docentes
> A4.3 Organização de sessões para implementação em sala de aula de estratégias de avaliação, com foco na avaliação formativa e na utilização sistemática de feedback, análise, discussão e reflexão sobre as ações desenvolvidas
> O que é avaliar numa perspetiva formativa?
> A avaliação pode ser útil na melhoria do ensino e das aprendizagens dos estudantes?
> Avalia-se para aprender?
> Qual o papel do erro dos alunos no ensino e na aprendizagem?
> Como fazer avaliação formativa com grandes grupos?
> A avaliação formativa pode servir para classificar?
> A avaliação sumativa implica sempre a classificação?
> O feedback é sempre útil?
António Borralho
Isabel Fialho
Marília Cid